Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de julho de 2015

“ENTRE AS MELHORES OBRAS TEATRAL SOBRE LUANDA”



Assinado: Felix (Jornalista e Professor)

TEATRO EM FOCO

A peça teatral "Luanda e a Capital" exibida pelo grupo Bando Teatral Justiça e Arte, é uma pura estética da arte democrática. Uma arte com um discurso variado de retrato dos problemas da província de Luanda, mas que tem o seu centro a problemática dos problemas da capital. Uma vibração boa que o espectador sente cada momento o azo do que se trata, afinal, todos nós, naturais ou não de Luanda que vivemos nessa capital deslumbrada de tantas dificuldades e problemas sócio- económicos e culturais e porque não políticos, estes onde a corrupção também se retrata por essa imensidão.


Gostaria prolongar com a minha análise de um talvez amante da arte, mas hoje não irei tão longe com minhas observações críticas no sentido mais amplo e democrático como faço com o jornalismo e política. Meus agradecimentos ao grupo, destacando o encenador ou responsável pela elaboração do texto que chamo de tão límpido e bem cozido como o funje feito por qualquer mãe.

Aos autores insuperáveis, aqui destaco o personagem do juíz, que para quem não o conhecia, só se deu conta que se trata de uma pessoa com deficiência, mas toda superação e entrega, ultrapasam todas as dificuldades de estar naquele palco. Por outro lado, a organização do grupo, colocaram-lhe no mais alto e elevado lugar. Parabéns meu juiz pela graça superável.

Pelo actor Sambila e sua irmã Maianga toda dedicação, aos dois polícias, a menina dactilógrafa, ao advogado de defesa com um discurso jurisprudencial como aqueles de um tribunal toda minha admiração e reconhecimento. Ao meu caro e admirável, Mateus Mateus, se me permita essa denominação, meu discípulo antes, mas hoje eu é que preciso de toda sua mestria de estar no palco e ser conduzido por ti com sua delicadeza de estar naquele pobre palco do Teatro Elinga, que mesmo estando na baixa da cidade de Luanda, de quem os problemas se transportam como a água da chuva ou do vizinho mar transbordando na Mutamba vivida pelos jovens drogados, sem rumo e futuro, sem escrupulo, enfim, é sem , sem , sem nada, só carregados do cheiro de álcool pedindo cota dá-me um cem (Kz 100.00).

 Mas, é nessa dimensão das desigualdade e problemáticas dessa Luanda que o teatro se diferencia de outros media e traz ao palco uma discussão que deveria ser feita nos jornais, Tvs e rádios. É, no entanto, no velho teatro desfigurando do Elinga que o grupo fez valer a sua voz de comunicação.

O Elinga pede socorro para sair da peste de falta de estrutura para uma casa teatral em pleno século XXI, numa capital onde os preços dos produtos são tão altos além da corrupção dos dirigentes do país. Tudo isso é uma forma de enaltecer como é formidável nossa arte que se descobre e sai de forma embrionária dos sítios cavernais como se fosse no antigamente o homem a libertar-se da caverna, num sentido mais filosófico da própria arte.
Como disse, não vou adiantar muito do que poderia redigir desta peça de teatro, mas não posso deixar de agradecer e de admirar a personagem Luanda, dessa peça Luanda e a Capital, pela maior superação jamais vista. Ou seja, a menos de 24 horas depois do funeral da irmã, ela teve que representar em palco o grupo e superar toda a dor que carregava da morte da irmã.

Se numa primeira impressão considerei que faltou mais energia por parte dela em alguns momentos por ser a mãe Luanda, agora digo que teve a maior energia e sinergia de se renovar cada momento da narrativa do texto apresentado para superar com mestria e orgulho fazer um teatro nessas condições e pecabilidades do espaço temporal e estar presente naquele lugar com tanta responsabildade e etiqueta. Para ti, sem demoras, o meu muito obrigado pela dedicação e leveza de estares naquele palco mesmo com problemas. Grato e as minhas desculpas de observador presente em espectador sem saber o que se passava com você, minha, tua e nossa Luanda.

 A todos nós sujeitos a nossa gratidão de encararmos um grupo que fala e escreve comunicação através do teatro e superar alguns problemas dessa Luanda e a Capital que andam distanciados, mas o amor se converte-lhes em uma união familiar. Este foi o final feliz da peça que se apresentava em toda narrativa como conturbada e confusa de seus personagens devido aos acentuais problemas que muito conhecemos da Luanda e a Capital.


OBRIGADO A TODOS QUE ASSISTIRAM A PEÇA. VALE A PENA VER.


Assinado: Felix (Jornalista e Professor)        

EMAGRECER COM FRUTAS

Frutas que emagrecem

Tatiana Zanin  (Nutricionista)
Uma boa estratégia para emagrecer e perder barriga é comer diariamente frutas que emagrecem, como morango, pêra e melancia porque estas frutas contém menos calorias que o corpo precisa gastar na sua digestão e também contém fibras e outras propriedades que ajudam o corpo a emagrecer.
Confira uma lista com várias frutas capazes de ajudar a emagrecer mais rápido:

1. Morango (45 calorias em 100 g)
O morango ajuda a emagrecer pois contém calorias negativas e além disso, é rica em ferro e em vitamina C, sendo um bom anti-inflamatório natural.
2. Banana (entre 87 e 120 calorias)
Rica em triptofano, tira o desejo de comer doce, sacia a fome. O número de calorias depende do tipo e do tamanho da banana. A banana, quando consumida antes de malhar, diminui ainda o risco de cãibras, por ser rica em potássio. Ela também é óptima para o café da manhã, pois diminui a fome ao longo do dia. A banana assada no forno ou no microondas com alguns cravos-da-índia constitui uma óptima sobremesa.
3. Pera (em média 85 calorias por unidade)
A pera ajuda a emagrecer porque é rica em fibras, que ajudam a melhorar o trânsito intestinal e tirar a fome. Ela ainda ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue. Peras assadas com canela também são uma óptima sobremesa que, além de deliciosa, ajuda a emagrecer.
4. Melancia (24 calorias em 100 g)
Contém calorias negativas e é diurética, auxiliando no combate ao inchaço. Também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Ela abaixa a pressão e é considerada um alimento afrodisíaco.
5. Kiwi (46 calorias em 100 g)
Dentre os benefícios do Kiwi, estão o combate à prisão de ventre e a capacidade de saciar o apetite, ele também é rico em vitamina C, e é diurético.
6. Maçã (81 calorias em 170 g)
A maçã ajuda a emagrecer pois é rica em antioxidantes, regula os níveis de colesterol e de triglicerídeos e ajuda na digestão. A maçã assada com canela ou cravo-da-índia contém poucas calorias, é deliciosa e é uma sobremesa muito nutritiva.
7. Mamão (85 calorias em 100 g)
Diurético e rico em fibras, facilita a eliminação das fezes e combate a barriga inchada. O mamão é bom para ajudar no controle da diabetes e aliviar os sintomas da gastrite. Uma fatia de mamão picado com 1 potinho de iogurte natural é uma óptima opção para o lanche da manhã.
8. Limão (22 calorias por unidade)
É diurético, rico em vitamina C e um potente antioxidante, que elimina as toxinas e deixa a pele mais viçosa. Tomar uma xícara de chá da casca de limão diariamente é uma óptima forma de consumir o limão sem açúcar e aproveitar todos os seus benefícios.
O limão também ajuda a reduzir o colesterol e o açúcar no sangue.
9. Abacaxi (52 calorias em 100 g)
O abacaxi ajuda a emagrecer pois é rico em água e em vitamina C. O abacaxi combate a retenção de líquidos e deixa a cintura mais fina. Quem não gosta do sabor ácido do abacaxi pode experimentar o abacaxi assado no forno com canela em pau.
Recomenda-se comer 1 porção de frutas à cada refeição, totalizando 5 ou 6 frutas por dia. Preferencialmente, deve-se ingerir de 2 a 3 frutas diferentes por dia, seguir uma dieta hipocalórica e associar a prática regular de exercícios físicos à rotina, para conseguir emagrecer mais rápido.
SABER VISITE O LINK ABAIXO



quinta-feira, 23 de julho de 2015

O PODER TRANSFORMADOR DA LEITURA

A leitura abre uma possibilidade de o leitor compreender o mundo em que habita; expande seus conhecimentos e o transforma em protagonista de sua história e da sociedade à qual pertence.


Os livros desvendam os mistérios do cosmo, do sistema solar, do planeta, da biosfera, da história das diversas civilizações,  da cultura, das línguas, e comportamentos.

Aprofunda o conhecimento da pessoa humana e amplia seus horizontes. Através da leitura, aprende-se a lidar com o próprio eu interior e com o próximo.

O livro é a ponte que liga o ser global às diversas formas de cultura e diminui a distância entre povos, línguas diferentes e facilita o  inter-relacionamento das pessoas nos diversos paises.

Isso, sem contar com o desenvolvimento da imaginação e criatividade do leitor. O livro ainda é a melhor forma de lazer e cultura! Quem toma gosto pela leitura, tem a oportunidade entrar na atmosfera descrita nos livros de estórias infantis.

Descobre-se muitas histórias lindas e mágicas quando adquire-se o hábito de ler. Livros como A Dama das Camélias de Alexandre Dumas, Iracema, Guarani, Lucíola, a Senhora de José de Alencar; O pequeno príncipe e o Sentido da Vida de Exupéry, Policarpo Quaresma, O alienista ou as personagens de Monteiro Lobato. As revistas em quadrinhos que encantam as crianças de todas as gerações, a literatura de Cordel, muito popular no Nordeste, entre tantos outros livros que emocionam e expandem a sensibilidade humana.

Escritores nacionais como  Machado de Assis, Artur de Azevedo e Aluísio de Azevedo, Jorge Amado, João Ubaldo e milhares de outros escritores brasileiros, que proporcionam leituras de todos os gêneros e gosto.

Ler faz bem à alma, liberta da alienação e transforma o ser político, responsável e consciente de seu papel na formação de uma sociedade coletiva, plural, justa e fraterna.

A leitura desenvolve no leitor uma consciência crítica do ambiente em que habita. Aqueles que têm o prazer de ler, vivem em processo contínuo de transformação tanto quanto pessoa humana, como ser político, ser social e, agente indutor e participativo nos destinos da sociedade.

Não é possível ser adepto à leitura e, simultaneamente, estar alheio aos acontecimentos trágicos como violação dos direitos fundamentais da cidadania,  exploração do homem pelo homem, exclusão, agressão e degradação do ecossistema.

A leitura desenvolve a capacidade de indignação do indivíduo comprometido com a sociedade. O gosto pela leitura deveria ser tão importante quanto ar que se respira, a água que se bebe e o alimento que sustenta o corpo. O prazer  de ler e o gosto pelas aventuras contidos nos livros alimentam a alma e o intelecto humano. A leitura é um ato de sabedoria.

No dia Mundial do Livro, deveríamos promover a maior oficina de leitura já registrada na história do livro. Só assim, valerá a pena comemorar o dia do livro.


http://www.recantodasletras.com.br
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/957123

Silvanio Alves
22/04/2008
Silvanio Alves
Enviado por Silvanio Alves em 22/04/2008
Reeditado em 19/09/2013
Código do texto: T957123
Classificação de conteúdo: seguro

quarta-feira, 22 de julho de 2015

5 PARTES DO NOSSO CORPO QUE NÃO SERVEM PARA NADA

O corpo humano é um sistema complexo, com partes como membros, órgãos, tecidos, etc. que interagem de modo a nos permitir não apenas existir, mas também funcionar e se relacionar com o mundo. E elas são todas fundamentais, já que, se alguma falhar, todo o corpo é afetado.

Porém, existem algumas exceções, e listamos abaixo cinco partes do corpo humano que, ao menos aparentemente, não cumprem nenhuma função:

• Apêndice: Certamente, uma das intervenções cirúrgicas mais frequentes e menos perigosas é a apendicectomia, que compreende a remoção do apêndice. Quando esse órgão inflama, ele pode até estourar, causando infecções graves e uma possível morte por peritonite. Os cientistas acreditam que o apêndice é um desdobramento de algum outro órgão, cuja utilidade foi perdida em algum momento do processo evolutivo.

• Mamilos masculinos: As fêmeas da espécie humana utilizam seus mamilos para alimentar os bebês, algo que não acontece com os machos, que não usam os seus para nada. Mesmo assim, o homem nasce com eles, dado que seu processo de formação acontece antes dos sexos se diferenciarem, durante a etapa embrionária.

• Pelos corporais: Surgindo de forma volumosa a partir da maturidade sexual, os pelos não possuem praticamente nenhuma utilidade, exceto para as pessoas que trabalham em clínicas de depilação. Eles foram importantes durante os primeiros estágios evolutivos, para aquecer a espécie humana e, no caso dos machos, cortejar as fêmeas. Hoje, somente as sobrancelhas e os cílios servem para alguma coisa, como proteger os olhos do suor ou da poeira.

• Os dentes do siso: Em geral, até os dez anos de idade, o ser humano já possui uma dentadura definitiva. Porém, na sua adolescência, surgem os chamados “dentes do siso”, quatro molares que, longe de ter alguma utilidade, causam dores e alguns transtornos. Quando não há espaço suficiente na boca do paciente para alojá-los, os dentistas optam por retirá-los.

• Cóccix: Na pré-história da nossa espécie, os humanos contavam com uma espécie de rabo, que os ajudava a manter o equilíbrio. Hoje, daquela extremidade restou apenas o cóccix, ou seja, a última vértebra da espinha. São muitos os estudiosos que afirmam que ele ainda colabora para o equilíbrio do corpo, embora existam mais pessoas que digam que ele só serve para causar dor todas as vezes em que caímos sentados.



Crédito da imagem: Puwadol Jaturawutthichai / Shutterstock.com

http://www.segredosdomundo.co/2015/06/5-partes-do-nosso-corpo-que-nao-servem.html


segunda-feira, 6 de julho de 2015

Luanda e a Capital

Teatro de Qualidade com Bando Teatral Justiça e Arte

A Obra que será apresentada , é nada mais que a obra mais esperado nas salas angolanas, tudo porque mostra a Luanda e a capital como ninguém já mais o fez.
Estreada , e pela segunda vez a obra será levada ao palco, para alegria dos publico exigente do Bando Teatral e do teatro no geral.

veja no link abaixo teatro de qualidade e claro terás muito mais ainda

https://youtu.be/cSSD3CQfo0U

quarta-feira, 1 de julho de 2015

DENTRO DO TAXI



Dentro do táxi

Paxi é meu nome,
Fico feliz pela sua simpatia e dedicação em ouvir-me
Até porque tens um lindo rosto e uma simpatia exemplar.
Feliz em ser seu amigo,
Que a força do táxi mostre
Que até no meio do lixo nasce uma bela flor perfumada,
Que no barulho dos passageiros nasce paixões doces
Que as canetas escreva verso saudáveis de aclamações
Que nos olhos revestidos de óculos, alcance paixão e carinho
Que a luz dos prédios pela manhã medonha, nos clareie os pensamentos
Encravado pela poera das vias de Luanda
Que o real sorriso pode aparecer, quanto menos eu esperar

Todo isso por ti … mais dentro do táxi


Pau de bambu  01072015